quinta-feira, 24 de maio de 2012 | |

"Estrangeiro"

E me chamas estrangeiro porque cheguei aqui por um caminho que não conhecias, porque nasci em outra cidade, e conheci outros mares.

Chamas-me estrangeiro porque não estás acostumado comigo, já que eu zarpei de um porto distante, e tu pensas que as despedidas existem apenas para que se agitem lenços e se encham de lágrimas os olhos, e acreditas que, quando se vai para longe, todos pensam apenas no dia do regresso e nas orações que os entes queridos ficam repetindo, dia após dia, anos a fio.

Mas eu não sou estrangeiro. Porque despertei em minha alma o que antes não conhecia, e descobri que todos os homens são iguais, que houve uma época em que o mundo não tinha fronteiras.

Todos nós trazemos o mesmo grito, as mesmas perguntas, o mesmo cansaço das viagens muito longas.

Os que dividem, os que dominam, os que roubam, os que mentem, os que compram e vendem nossos sonhos, são eles que inventaram esta palavra: Estrangeiro.

Olha-me no fundo de meus olhos, além do teu ódio, do teu egoísmo, do teu medo, e verás que sou apenas um homem, que precisa de tua ajuda.

Não posso ser, nunca fui um Estrangeiro.

(Trecho de 
um poema de Facundo Cabral, retirado do blog de Paulo Coelho)

0 comentários: